O Medo de todo o empresário. "TRAFEGO PAGO"!




Essa situação não é difícil de acontecer: o cara quer um negócio digital de sucesso, mas se retorce todo quando escuta falar em tráfego pago.

Papo reto aqui. Eu sei que ninguém quer pagar para ter resultados. Porque dá medo de estar jogando dinheiro no lixo. Dá medo de não dar certo.


Você fica inseguro de investir em uma coisa e não ter retorno depois.

E ver seu negócio descendo pelo ralo.

Eu entendo tudo isso. Porque faz sentido.

E eu sei que gerar tráfego e leads são os principais desafios de 65% dos profissionais de marketing.

Mas deixa eu te contar uma coisa. É mais simples de resolver do que você talvez pense.

Porque abrir a carteira agora pode multiplicar o resultado que você tem sobre o investimento que você fez.

Ou seja, investir em tráfego pago pode levar seu ROI às alturas. E mais rápido do que você imagina.

 

O que é tráfego?


A situação é essa: você é um grande especialista (na área que quiser).

Você vai fazer uma palestra em uma Universidade bastante respeitada e passar seu conhecimento para muita gente.

Você sabe que as pessoas vão ficar impressionadas com o que você tem a oferecer.

Então você se prepara. Chega o grande dia.

Você se arruma, checa todos os materiais que vai usar, sai mais cedo por causa do trânsito e chega no local. Quando entra no auditório, na hora marcada, você fica sem palavras.

Não porque está nervoso. Não é isso. Você se preparou muito para aquele momento.

Também não é porque tem muita gente ali e você está intimidado com isso.

Não.

O que te deixa sem palavras é que ninguém, absolutamente ninguém, foi ver sua palestra.

Não tem uma única pessoa sentada no auditório.

Você olha para um lado, olha para o outro, e nada.

Você está sozinho.

É mais ou menos a mesma coisa que acontece quando sua página não tem tráfego. Porque tráfego é o público que acessa sua página.

É quem tem interesse pelo que você está falando ou oferecendo.

Seja para consumir um conteúdo, se inscrever em um curso, ou até comprar seu produto ou serviço.

Sem o tráfego, você é invisível na internet. É como se você não existisse. Porque ninguém te vê.

O que não é visto, não é lembrado.

Você pode ser o top de linha daquela área. Se não tem ninguém para te ouvir, não adianta de nada.

Se o seu site não tem visitantes, ele não converte. Aí sua estratégia de marketing digital desce pelo ralo.

Tráfego é o sangue nas veias de quem tem um negócio digital. Sem ele, seu negócio morre.

Mas assim como no nosso corpo existem tipos diferentes de veias, também tem tipos diferentes de tráfego.

E o que eu vou te mostrar agora é um dos mais importantes: o tráfego pago.


O que é o tráfego pago?


Enquanto eu escrevo esse artigo, existe quase um bilhão e novecentas páginas na internet.

É muita coisa.

Imagine que cada página é igual a um quilômetro. Se você colocasse todas lado a lado, a distância final seria maior que a da Terra para Saturno.

Claro que o seu negócio não compete diretamente com todas elas, porque tudo depende do seu segmento, seu nicho, subnicho, enfim.

Mas o fato é que tem muita gente aqui nesse oceano que é a internet.

Chegar até seu público-alvo só nadando vai demorar demais. E não tem como garantir que você não vai cansar, desistir, ou morrer de fome no meio do caminho.

Você precisa de um barco ou uma lancha. Alguma coisa com motor que te faça chegar mais rápido.

Esse barco ou lancha é o tráfego pago, a estratégia de marketing digital para fazer as pessoas verem que sua marca existe por meio de investimento em campanhas/anúncios.

Ou seja, você paga para seu anúncio aparecer para quem interessa: seu público-alvo.

As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google AdWords e o Facebook Ads.


Como funciona o tráfego pago

Você viu como o tráfego pago é poderoso.

Mas antes de abrir a carteira e começar a impulsionar suas campanhas, você precisa saber como isso funciona.

E não é nenhum bicho de sete cabeças. Olha só.

No tráfego pago você só paga se alguém clicar no seu anúncio, o que a galera do marketing chama de CPC – Custo Por Clique.

E isso é muito bom para o seu negócio. Porque não é igual a um outdoor ou uma propaganda na televisão que você gasta sem ter certeza que alguém viu.

Aqui você só paga quando alguém vê, se interessa e clica no seu anúncio.

E mais, como vou te explicar com mais detalhes daqui a pouco, quem determina quanto vai pagar por cada campanha é você.

Se você fosse lançar um comercial na TV, além dos custos com a produção, ainda teria que pagar o valor que a emissora determinasse para colocar a campanha no ar.

No tráfego pago não. Você define quanto paga por dia ou por mês, por exemplo.

É uma forma mais segura de investir nos anúncios e não jogar dinheiro fora. E você se sente muito mais no controle da situação.

Mas, saca só isso: assim como na TV, sua campanha só fica no ar enquanto você está pagando.

Se você parar de investir em campanhas, elas simplesmente deixam de existir.


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