Coronavírus: 8 dicas para usar o marketing digital a favor da sua empresa

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. O fechamento de lojas e as medidas de isolamento frente ao coronavírus acertaram em cheio as empresas que atendiam apenas em pontos físicos. E mesmo as que já eram digitais podem enfrentar uma queda na demanda, motivada pelo momento de incerteza.



Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca - e o marketing digital pode ajudar nesse processo. Abaixo, listamos oito dicas para usá-lo a favor do seu negócio.

1. Invista em presença digital Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. "Na prática, o digital é o que sobrou em meio a todas as restrições físicas".

Para quem vendia por pontos físicos e ainda não tem e-commerce, é começar ingressando em um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento. "Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando". Quer conhecer o que é um ecommerce, conheça um e-commerce que desenvolvemoshttps://loja.facecorpo.com.br/” (essa é uma loja virtual.. ela tem outras integrações como venda pelo facebook, instagram, e marketplaces “Americanas, magazine luiza, mercado livre”) ou seja ela esta em todo lugar aonde pode gerar vendas!

2. Conheça o seu público Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. "Quando você entende bem esses comportamentos, fica mais fácil desenhar estratégias e definir os canais e a linguagem adequada".

Para isso, vale começar recorrendo a uma ação simples: fazer perguntas a eles. A capacidade de ouvi-los individualmente, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.

3. Ofereça conteúdos de valor Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

“O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias”.

“O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender”. “Quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda.”O caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa.

4. Humanize sua marca Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. “ por exemplo, No caso de restaurantes por delivery, é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.5. Invista na geração de leads Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro.

6. Considere investir em anúncios online Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não garante resultados. “Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas”

7. Defina objetivos - e meça os resultados Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. “Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. “Todos já vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não acontecendo e vão começar a tentar viver uma vida normal, será o momento com mais oportunidades para o digital. “Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro.”

Tem mais duvidas sobre como usar o marketing digital? Entre em contato Conosco! podemos lhe ajudar!


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